Desvendando o Mundo do GNU/Linux Headline Animator

sábado, 31 de dezembro de 2011

Dicas de administração do sistema Part 2

Por: Fagner Oliveira



cp: esse comando serve para copiar arquivos e diretórios, aparentemente parece ser um comando simples, mas enconde vários segredos. Sua sintaxe básica para copiar arquivos é usando o comando "cp" seguido do nome do arquivo e a pasta para onde ele vai, observe. "cp /etc/inittab /mnt". Em linhas gerais o comando sem parâmetros serve somente para copiar arquivos, caso queira copiar diretórios, usa-se a opção "-r", (cópia recursiva), como em "cp -r /home/fagner/* /backup" pois com essa opção o próprio comando se encarregará de processar todas pastas e subpastas dentro de um determinado diretório.
Um parâmetro que é bastante útil e o "-a", pois faz com que o "cp" copie recursivamente, mantendo as permissões dos arquivos originais e preserve os links simbólicos que encontrar pelo caminho. Por esse motivo essa opção é usada com mais frequência em uma rotina de backup. Vejam!!!

cp -a /etc/* /mnt/sda2/backup

O comando "cp" pode ser usado com expressões regulares aumentando a performance do comando, usando as expressões regulares como os caracteres coringa  "*"  e a "?". Para copiar todos os arquivos do diretório local para "/mnt/sdb1". Por exemplo, use "cp * /mnt/sdb1". A opção "?" substitui um caractere na posição indicada, por exemplo, o comando "cp arquivo?.txt /mnt/sdb1" copiará os arquivos (arquivo1.txt, arquivo2.txt, arquivo3.txt). Mas não o arquivo (arquivo20.txt, arquivo21.txt, arquivo22.txt).

mv: Esse comando move e renomeia arquivos, como em:

# cd /etc/fstab
# mv fstab fstab.modelo

rm: Esse comando serve para apagar arquivos e diretórios, por padrão apaga apenas arquivos como: "rm arquivo.txt", para apagar diretórios usamos o parâmetro "-r" como em: "rm -r /documentos", em algumas distribuições o padrão do "rm" é sempre pedir confirmação, isso não é uma boa, pois caso você queira apagar um diretório cheio terá que confirmar cada arquivo que for removido no percurso da operação. Caso isso aconteça pode-se usar a opção "-f" para força a remoção sem pedir confirmação, mas é necessário tomar muito cuidado com essa opção, pois caso você digite acidentalmente "cp -rf ./*", apagará todos os arquivos do sistema, incluindo os compartilhamentos caso estejam montados, e arquivos em todas as partições. Ao usa-lo verifique se realmente estar apagando a pasta correta antes de pressionar Enter.
Também é possível usar os caracteres coringa na hora de remover arquivos. Digamos que você quer remover todos os arquivos que terminam com a extensão ".jpg" você executaria "cp -f *.jpg", e caso queira remover os arquivos (arquivo1.txt, arquivo2.txt, arquivo3.txt) e não os arquivos (arquivo10.txt, arquivo11.txt, arquivo12.txt) você executaria "cp -f arquivo?.txt"

mkdir: Esse comando cria diretórios, como em "mkdir documentos" "mkdir /mnt/backups". Para criar diretórios um dentro do outro utiliza-se a opção "-p", como em "mkdir -p /pasta/pasta2/pasta3".

rmdir: Remove apenas diretórios vazios

du: Mostra o espaço ocupado por cada pasta e subpasta dentro do diretório atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário