Desvendando o Mundo do GNU/Linux Headline Animator

sábado, 31 de dezembro de 2011

Dicas de administração do sistema Part 1

Por: Fagner Oliveira




Para torna-se um bom administrador o pré-requisito é dominar a linha de comando, embora seja uma trajetória árdua que exige muita dedicação e muitas horas conectado ao terminal. Quando estamos começando a dar os primeiros passos com a administração é como se estivéssemos aprendendo uma nova língua. Com o passar do tempo usar o terminal fará parte de sua rotina administrativa. O importante é não desanimar.

Aqui estão os comandos básicos do terminal para referência, junto com algumas dicas.


cd: Possivelmente é o comando mais básico do prompt, com ele você pode navegar entre os diretórios do sistema, como em "cd /home". Para acessar os diretórios você pode tanto indicar o caminho completo como "cd /home/fernando/Documentos" ou indicar o caminho relativo indicando o caminho a partir do diretório atual. Observe!

Digamos que você estar dentro do diretório "/home/fernando" e deseja acessar a pasta "Documentos" basta apenas executar "cd Documentos" . Caso queira voltar um diretório, execute "cd .." e para voltar dois diretórios "cd ../.." .

pwd: Esse comando mostra em qual diretório você encontra-se no momento. Ele é executado sem parâmetros mesmo.

ls: esse comando é usado para listar os arquivos dentro de um determinado diretório, executado sem parâmetros ele mostra apenas os arquivos sem incluir os arquivos ocultos. Para listar todos os arquivos incluindo os ocultos basta executar "ls -a", para ver detalhes dos arquivos como permissões e outros atributos "ls -l", para ver o tamanho dos arquivos em formato legível "ls -lh", caso seja necessário listar arquivos de outro diretório sem que seja necessário usar o "cd" para entrar basta indicar o caminho completo para o comando "ls". Digamos que você encontra-se no diretório "/etc" e deseja listar os arquivos de "/var/log" basta apenas passar o caminho completo para o ls que ele se encarrega de fazer o resto "ls  /var/log".
Em algumas distribuições o uso do comando "ls" mostra uma listagem colorida onde: ( diretórios aparecem em azul, arquivos compactados em vermelho etc.) Para ativar este recurso bastar adicionar essa linha:

alias ls="ls --color=auto" no final do arquivo "/etc/profile"
Outra dica é fazer com que os comandos rm, cp, mv peçam confirmação reduzindo assim o número de tragedias que podem acontecer. Basta apenas adicionar no final do arquivo "/etc/profile".
alias rm="rm -i"
alias cp="cp -i"
alias mv="mv -i"

Nenhum comentário:

Postar um comentário