Desvendando o Mundo do GNU/Linux Headline Animator

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dicas de administração do sistema Part 6

Por: Fagner Oliveira






Aglutinando arquivos:

Tar: Esse comando é usado para empacotar, compactar e descompactar arquivos.
Em sua forma mais simples possuí essa estrutura:

comando: opcões: parâmetro: diretório

Opções do Tar:

-c ----> criar
-x ----> extrair
-v ----> modo detalhado
-f ----> indica o nome do arquivo
-j ----> permite usar o método de compressão bzip2
-z ----> permite usar o método de compressão gzip

Ex: tar  -cjvf   backup.tar.bz2   /home

Aqui estou dizendo para o tar criar o arquivo chamado backup incluindo todos os arquivos do diretório /home e utilizando compressão bzip2 mostrando toda a operação na tela.

Caso fosse necessário extrair os arquivos desse pacote, executaria o tar assim:

Ex: tar -xjvf  backup.tar.bz2


Acertando o relógio:


Ao tratar-se de servidores, o relógio do sistema é mais uma configuração importante que não pode ser deixada de lado. Imagine que você precisasse entregar uma auditória de segurança, e ao analisar os logs do seu servidor notaria que o horário estava totalmente errado. E agora, o que fazer?
Simplesmente nada, mas esse tipo de erro pode ser evitado. Mas como?

Bem, existe um protocolo chamado ntp (Network Time Protocol), ele é responsável por manter o relógio do sistema em sincronia com outro servidor ntp, geralmente o "pool.ntp.org" é utilizado para esse fim.

Para usá-lo, o primeiro passo é verificar se os pacotes "ntp e ntpdate" estão instalados no sistema. Em distribuições derivadas do Debian, você pode instalá-los usando o "apt-get".


# apt-get install ntp ntpdate

Após instalado o ntp passa a ajustar o relógio do sistema de forma totalmente transparente, mantendo o relógio em sincronia com os servidores especificados no arquivo "/etc/ntp.conf". Para checar a hora é utilizado o comando "date".



Ex: # date
Qui Jan  5 00:40:38 BRT 2012

Existe uma diferença em relação ao ntpdate, o ntp ajusta poucos segundos de cada vez, pois a função de ajustar o relógio em caso de grandes atrasos ficou para o "ntpdate", que atualiza na marra. Independente de quão grande seja o atraso.


Ex: ntpdate -u pool.ntp.org

A opção "-u" é usada para que ele utilize uma porta UDP alta, evitando que a porta 123 esteja aberta no firewall, e "pool.ntp.org" é um servidor público, que passa a requisição para um servidor mais próximo.

Caso o horário apareça atrasado ou adiantado algumas horas, é sinal que o fuso horário não tenha sido definido corretamente. Nesse caso utiliza-se o comando "tzselect", para ajustar as configurações.
Caso o servidor utilize o horário de Brasília (UTC-3), você usaria as opções opções  2) Americas > 9) Brasil > 8) S & SE Brasil ( GO, DF, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário